15/01/2020 às 11:20

Fecomércio AP debate a implantação de voos internacionais entre Macapá e Caiena

Aline Medeiros

O presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino, participou na tarde desta terça-feira (14), no Aeroporto Internacional de Macapá, de uma reunião com executivos de uma empresa de aviação da Guiana Francesa para debater questões sobre a implantação de voos comerciais entre Caiena e a capital amapaense.

Com o interesse de iniciar voos internacionais entre os países da Guiana Francesa e Brasil, a empresa de aviação AIR CM GLOBAL solicitou a reunião com entidades amapaenses para tratar questões técnicas e de operação. Segundo a presidente da companhia, Katia Penault, a AIR CM possui a intenção de começar as operações ainda em janeiro. “Nossa intenção é fechar acordos com os aeroportos de Macapá e Belém para iniciarmos a venda dos voos”, informou.

Presente na reunião, o superintendente do Aeroporto Internacional de Macapá, Ezequiel dos Santos, apresentou as instalações e capacidade operacional atual de embarque e desembarque de aeronaves internacionais. “Nossa estrutura está preparada para receber voos de pequeno a grande porte”, disse o superintendente garantindo a disponibilidade do aeroporto de Macapá.

Para o presidente da Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino, a implantação de voos internacionais entre Caiena e Macapá será de fundamental importância para o desenvolvimento turístico e econômico do Estado. “A Federação tem como foco em 2020 o fomento do turismo local, sem dúvida apoiamos este projeto e daremos todo o suporte necessário para que ele seja implantado com sucesso”, afirmou Viterbino.

A intenção da AIR CM GLOBAL é iniciar a comercialização de voos fretados com aeronaves Business Class, com capacidade para 7 passageiros e com duração de viagem de 1h20m entre Caiena e Macapá. Posteriormente, após o mês de maio, a empresa pretende implantar voos econômicos, com capacidade para até dezenove passageiros.